8 de maio de 2009

De Tbilissi com whispered pop

O governo georgiano libertou os três activistas da oposição cuja detenção havia desencadeado violentos protestos em Tbilissi. Pelo menos 28 pessoas tinham ficado gravemente feridas nos confrontos entre polícia e manifestantes que exigem a demissão do Presidente, Mikhail Saakachvili, acusado de autoritarismo, de ser reeleito com fraude e responsabilizado pela derrota na guerra contra a Rússia.
Enfim, volta a falar-se da Geórgia.


Aqui deixo a memória de um concerto surpreendente no cinema Passos Manuel, Porto, abril de 2005.





Post industrial boys
Rapazes sozinhos na georgia a fazer música debruçados nos computadores
longas noites de inverno e eles a emitirem para o mundo como para marte
Post industrial voice

Ele tinha aquele problema enquanto dançava: via os outros corpos na pista dançando como esqueletos. Por mais que olhasse confirmava sempre aquela visão: eram esqueletos esbranquiçados a balançarem com ritmo.
Desaparecidos a roupa, a carne, os órgãos, tudo o que envolvia os ossos pálidos,
esboço incandescente sob a luz negra.

Punha discos tão remisturados, com sobreposições tão difíceis de identificar que eram discos irredutíveis, músicas que não existiam em lado nenhum.
Era um fantasma do pós-comunismo como o seu país. Longe das avenidas haussmanizadas do centro, fazia música no computador, vergado ao peso da concentração dos dedos sobre os teclados, adolescente que cresce durante a noite e corcunda não afeito ao recente comprimento do corpo.
Entre a mesquita e a sinagoga, saía-lhe aquela música irónica embrulhada em bossa nova: nebulosa e leve, cinza soprada de um pipe line transiberiano.

2 comentários:

blue disse...

gosto dos teus post industrial boys e de como passas da notícia para o texto. gosto muito do teu texto.

candida disse...

ouve os x-wife. , eu não percebo nada mas são bons .